Nvidia revela nova série de placas da linha GeForce RTX 30

Um grande salto para o futuro

Cassio Da Silva
02/09/2020 12h54

No dia de ontem (1), durante o evento Ultimate Countdown, que foi transmitido na Twitch, a Nvidia revelou a tão aguardada série 30 de suas placas GeForce RTX, as placas de vídeo RTX 3090, 3080 e 3070. Essa nova geração faz parte da categoria mais premium da Nvidia e trazem novidades muitos interessantes aos entusiastas do PC Gaming Master Race.

A segunda geração da RTX vem equipada com a arquitetura Ampere, com a promessa de ainda mais desempenho. O presidente da Nvidia, Jensen Huang comentou que: “O lançamento das GPUs NVIDIA Ampere é um passo gigantesco para o futuro” e continuou “Resultado do trabalho acumulado de milhares de anos de engenharia, a GeForce RTX Série 30 oferece nosso maior salto de geração de todos os tempos. A NVIDIA RTX combina sombreamento programável, Ray Tracing e IA para os desenvolvedores criarem mundos inteiramente novos. Daqui vinte anos, olharemos para trás e perceberemos que o futuro dos jogos começou aqui.


O desempenho incrível das novas GPUs RTX série 30 e da arquitetura Ampere da NVIDIA são possíveis graças a tecnologias de ponta e mais de duas décadas de pesquisa e desenvolvimento gráfico, incluindo:

  • Novos multiprocessadores de streaming: O cerne da GPU mais rápida e eficiente do mundo, oferece 2x a taxa de transferência em FP32 da geração anterior e 30 Shader-TFLOPS de poder de processamento.
  • RT Cores de 2ª geração: Novos RT Cores dedicados oferecem 2x a taxa de transferência da geração anterior, além de Ray Tracing e sombreamento e computação simultâneos, com 58 RT-TFLOPS de poder de processamento.
  • Tensor Cores de 3ª geração: Novos Tensor Cores dedicados, com até 2x a taxa de transferência da geração anterior, tornando mais rápido e eficiente a execução de tecnologias movidas por IA, como NVIDIA DLSS com 238 Tensor-TFLOPS de poder de processamento.
  • NVIDIA RTX IO: Permite carregamento rápido diretamente para a memória da GPU e descompressão de dados do jogo, acelerando o desempenho de entrada / saída em até 100x em comparação a discos rígidos e APIs de armazenamento tradicionais. Em conjunto com o novo DirectStorage para Windows da Microsoft, o RTX IO descarrega o trabalho de dezenas de núcleos de CPU para a GPU RTX, melhorando as taxas de quadros e permitindo o carregamento quase instantâneo do jogo.
  • Memória gráfica mais rápida do mundo: A NVIDIA trabalhou com a Micron para criar a memória gráfica mais rápida do mundo para a série RTX 30, a GDDR6X. Ela oferece largura de banda de quase 1 TB / s para o sistema de memória da placa de vídeo, maximizando o desempenho de jogos e aplicações de criação de conteúdo.
  • Processo de fabricação de última geração: Novo processo personalizado NVIDIA 8N da Samsung, que permite maior densidade de transistor e mais eficiência energética.

Nvidia revela nova série de placas da linha GeForce RTX 30

GeForce RTX 3090 - No topo da pirâmide está a RTX 3090, com preço de US$ 1.499 e conhecida como “BFGPU” - “Big Ferocious GPU”. Ela ainda vem com um sistema de refrigeração extremamente silencioso - um design de fluxo cruzado de três slots, duplo ventilador axial que é até 10x mais silencioso que a TITAN RTX e mantém a GPU até 30 Graus Celsius mais fria. Seus 24 GB de memória GDDR6X podem lidar com os mais difíceis algoritmos de IA e alimentar cargas de trabalho gigantescas na criação de conteúdo. A RTX 3090 é até 50% mais rápida do que a atual placa gráfica definitiva para PC, a TITAN RTX, permitindo que os jogadores experimentem 60 fps em resolução de 8K em muitos dos melhores jogos.

Nvidia revela nova série de placas da linha GeForce RTX 30

GeForce RTX 3080 - Custando a partir de US$ 699, a RTX 3080 é a última palavra em GPU para jogos - até 2x mais rápida do que a RTX 2080. Com 10 GB da nova memória GDDR6X de alta velocidade rodando a 19 Gbps, a RTX 3080 pode fornecer consistentemente 60 quadros por segundo para jogos com resolução 4K.

Nvidia revela nova série de placas da linha GeForce RTX 30

GeForce RTX 3070 - A partir de US $ 499, a RTX 3070 é mais rápida que a RTX 2080 Ti por menos da metade do preço e, em média, é 60% mais rápida do que a RTX 2070 original. Ela é equipada com 8 GB de memória GDDR6, atingindo o desempenho ideal para jogos rodando em resoluções 4K e 1440p.

Também, todas as placas RTX 3090, 3080 e 3070 trazem diversas novidades, como pro exemplo:

  • Solução térmica Dual-Axial Flow-Through – Até 2x mais desempenho de refrigeração, com um belíssimo design unibody. Jogadores e criadores poderão desfrutar de desempenho incomparável enquanto suas GPUs funcionam simultaneamente de forma fria e silenciosa.
  • Novo projeto mecânico e elétrico – Uma estrutura mecânica mais forte – com nova mola de lâmina de baixo perfil junto com novo conector de alimentação de 12 pinos – permite mais espaço para componentes e refrigeração e é compatível com conectores de 8 pinos em fontes de alimentação existentes, com um adaptador incluído.
  • HDMI 2.1 – A maior largura de banda fornecida pelo HDMI 2.1 permite, pela primeira vez, uma única conexão de cabo para TVs HDR de 8K para jogos de altíssima resolução.
  • AV1 Decode – Primeiras GPUs discretas com suporte para o novo codec AV1, permitindo que os jogadores assistam a vídeos HDR de até 8K da internet usando até 50% menos banda de dados.

A Nvidia disponibilizou um infográfico com 10 coisas que você precisa saber sobre a nova família GeFroce RTX serie 30. Veja abaixo:

Nvidia revela nova série de placas da linha GeForce RTX 30

As placas GeForce RTX série 30 já tem data para chegar aos consumidores. A RTX 3080, chega por U$699 no dia 17 de setembro, a RTX 3070 tem previsão para outubro, por U$499 e a RTX 3090 chega dia 24 de setembro por U$1,499. Infelizmente, ainda não há previsão de lançamento e nem dos preços em nosso país.

Por tempo limitado, os jogadores que adquirirem uma nova placa GeForce RTX Série 30 ganharão o jogo Watch Dogs: Legion.