Movie Sommelier - Lobisomem

8 Filmes de Lobisomem ( ou como mesmo um homem puro de coração, e faz suas orações a noite pode se tornar um lobo quando a maldição do lobo florescer e a lua de outono brilhar)

Thiago Olival
15/08/2018 10h32

Os lobisomens são criaturas presentes até me culturas onde a fauna não possui lobos, como por exemplo o brasil (não conta o lobo guará). No interior do brasil são muitas as lendas de metamorfose que são chamados de lobisomens, mesmo sendo até homem-gato, homem-onça e por ai vai...

Licantropias a parte, vamos a algumas dicas de filmes de pessoas que tem a merca da besta:

1 – O Lobisomem – 1941

Bem, como fã de filmes da Universal, é impossível não falar de um dos clássicos da “trinca de ases” do estúdio.

O lobisomem é protagonizado por Lon Chaney Jr. ( filho de um dos maiores atores do inicio do século passado). Temos aqui um Lawrence Talbot que contrai a maldição e vira uma criatura amargurada e que luta constantemente contra o controle da besta. Gosto muito da ambientação e dos efeitos especiais. Cuidado com a marca do lobo!

2- A maldição do lobisomem - 1961

Filme da Hammer é sempre polêmica, pois tem sangue e brutalidade. Não podia ser diferente neste aqui que é um dos únicos do estúdio sobre o tema. Somente o amor verdadeiro pode salvar uma fera selvagem.

3- Um lobisomem americano em Londres - 1981

Este, particularmente, é um dos melhores filmes de lobisomem que já vi. A transformação do monstro é mostrada e o efeito especial quase não envelheceu, em minha opinião. Destaque para os fantasmas que assolam a vida da fera quando ele não está transformado. Tais fantasmas são suas vítimas.

4 – Grito de Horror - 1981

Alguma coisa aconteceu em 1981 e a maldição do lobo se espalhou rápido. Este filme é legal, pois mostra uma “matilha” de lobisomens que vive em uma cidade do interior dos EUA. Tudo começa a dar errado quando um casal vai pra esta cidade realizar uma terapia e descobre a existência da matilha da pior forma...

5 - Bala de Prata/ A hora do lobisomem – 1985

E não dá para não falar de lobisomem e terror em geral sem lembrar de Stephen King. Bala de Prata tem um enredo de descoberta típico dos anos 80. Quem é o lobisomem? Ele de fato existe? Não é cópia, mas diria que a versão brutal de a Hora do Espanto (pelo fato de alguém acreditar que outro alguém é algo... mais ou menos isso).

6 – Lobo – 1991

Um filme de “drama” e lobisomens. Grande atuação de Jack Nicholson lutando contra a besta interior e a maldição. Eu particularmente acho ele a cara do Wolverine, em especial neste filme. Após o incidente do “contágio”, ele passa a se sentir cheio de vigor, e a brutalidade, pouco a pouco vai tomando conta do seu ser. Em minha opinião, o personagem está mais para homem-lobo (homem animalesco) do que lobisomem (fusão entre o melhor das duas criaturas).

7 – Lua Negra - 1991

Bem... A maneira de contágio e a jornada do licantropo é clichê, pois ele foi mordido em um local inóspito. Um filme dos anos 90 bem brutal e que passou bastante no SBT. Ao contrário do filme do Stephen King, quem aqui “mata a charada” é o cachorro Thor. Embora a transformação não seja lá essas coisas, a criatura é bem feita!

8 – Cães de Caça – 2002

Cães de caça mostra novamente o contexto da matilha de lobisomens, mas agora a porradaria come com um grupo militar que simplesmente ignora as lendas locais e se depara com vários lobisomens que estão sedentos por carne. Brutalidade alta! Gosto muito da maquiagem deste filme, pois os lobisomens são bastante funcionais.

Deixando toda prataria, acólito e qualquer outra forma de afastar os lobos, também podemos citar o remake do Lobisomem de 1941 feito em 2010 como um ótimo filme, além de O Lobisomem contra a Vampira de 1971 ( e todos os crossovers realizados pela Universal Movies) . Aliás, é um dos poucos remakes que eu realmente gosto, mas falar de remakes fica para uma próxima lua cheia...

GeraLinks - Agregador de links

Veja também