3DSMobilePCPS3PS4VitaWii UXbox 360Xbox OneNINTENDOXBOXBATTLEFIELDMARIOWIIUPRIMEIRA PESSOASMASH BROSYOUTUBEFLIPERAMATORNEIOONLINEHISTóRIASPUCONMIIPOP CULTUREMATTELHOT WHEELSCHILEKING OF FIGHTER 97PC GAMER


Movie Sommelier - Gangues

Nove socos... Digo, 9 filmes (mas também mais de 9) sobre gangues, para quem gosta de The Warriors

Thiago Olival
10/02/2019 18h20

Em homenagem aos 40 anos da estreia deste filmasso, não poderíamos deixar de falar sobre uma das coisas que nos torna humano – viver em grupos. Vamos abordar algumas formas de grupo que permeiam o Cinema, de uma introdução sobre o filme.

 

The Warriors - 1979

É um filme que aqui recebeu a tradução de Os Selvagens da Noite e tem uma dublagem canastrona que virou um clássico. Em uma Nova York tomada por gangues de vários tipos, uma figura convoca uma reunião para pôr um fim à disputa e unir todos os grupos. No meio do encontro, ocorre um atentado e a gangue dos Warriors agora é tida como a culpada e tem que correr para seu território para escapar. Ação e adrenalina mil neste filme. Agora vejamos alguns outros bons exemplos:

 

1 – Laranja Mecânica – 1971

Esta adaptação do livro de mesmo nome (em inglês, A Clockwork Orange), ditou muito da estética de gangues e movimentos ao longo dos anos seguintes. Suas influencias transcendem o cinema e vão para a música e para as ruas. Temos aqui a história de um jovem adulto desajustado que é viciado em leite aditivado, Beethoven e ultraviolência (termo usado para categorizar pancadaria, roubo, estupro e tudo mais que eles praticam como arte). Um filme atemporal e que também esta na lista de meus favoritos.

 

2 – O Poderoso Chefão – 1972 -1974 -1990

Alguns anos antes de The Warriors, Coppola presenteou-nos com uma adaptação sobre o livro de Mario Puzo (The Godfather) que é simplesmente um dos melhores filmes da história, que conta a ascensão, apogeu e queda da família Corleone. O enredo da trilogia segue a qualidade dos filmes, sendo o segundo filme o melhor, em minha opinião. Conta também a história de como a família se organizou, um pouco sobre a imigração e muito sobre como as gangues funcionam. Emocionante.

 

3 – Mad Max – 1979 - 1981 - 1985 -2015

Mad Max 1 é um dos filmes mais baratos a ser produzido e que arrecadou oceanos de dólares. O primeiro filme teve um orçamento de US$ 400.000,00 e arrecadou mais de US$100.000.000,00. Em um futuro distópico, Max protege as estradas de uma gangue de motociclistas com muita ação e violencia. O enredo do segundo e terceiro filme focam mais em uma terra devastada onde a gasolina é um bem altamente procurado e causador de uma guerra entre as potências mundiais. Tem um filme mais recente, embora eu ache mediano, é bem melhor do que as coisas geralmente lançadas atualmente. Visual bem bacana e Mel Gibson em começo de carreira.

 

4 – Fuga de Nova York - 1983

Um filme também de survival e gangues. Kurt Russell e John Carpenter em mais uma dobradinha repetindo a dose muito bem estruturada em The Thing de 1982. Um veterano de guerra é acionado para salvar o presidente dos Estados Unidos depois que ele cai em uma ilha prisão recheada de bandidos. Testosterona típica dos anos 80.

 

5 – Scarface - 1983

t's me... ah... Tony Montana! O Al Pacino consegue estar presente em 4 filmes desta lista, simplesmente por que ele é um gangueiro de primeira (ou gangster). É engraçado como um dos melhores filmes do cinema é quase um remake (ou versão) de outro, feito em 1932. Porém, aqui temos o cubano Tony subindo os degraus da máfia e controlando um império das drogas. Uma baita influencia para o jogo GTA. Say hello to my little friend!

 

6 – O Selvagem da Motocicleta -1983

É mais uma do Copolla. Este é um filme para ser visto mais de uma vez, pois tem algumas coisas um pouco difíceis de entender no primeiro momento. Temos a historia de um desajustado típico, motociclista que virou historia em uma cidade de interior. Ele desaparece e tempos depois retorna, tentando mudar as percepções que seu irmão, seu incondicional fã tinha sobre ele e sobre o mundo.

 

7 – Ruas de Fogo - 1984

Ruas de fogo é a mistura de romance e gangues. Aqui temos o resgate da namorada de um jovem, auxiliada pelo anti herói Cody. Temos quase um faroeste, mas com uma roupagem de rock. Um filme com estética dos anos 50, mas feito nos anos 80.

 

8 – Skinhead – A Força Branca 1992

O filme, um dos primeiros do Russell Crowe trata de uma gangue de Neo Nazistas/White Power ou Boneheads (na verdade não são skinhead originais, mas sim uma “ramificação” deturpada, pois em sua origem, o skinhead nada tem relacionado ao nazismo, visto que suas origens remetem ao Reggae jamaicano e a classe operária britânica). Baita filme de ação lascado e de como é fácil ser valente em um grupo. Temos uma garota que começa a sair com uma gangue e se envolve em um triangulo amoroso em meio à guerra do grupo contra os imigrantes no local.

 

9 – Cidade de Deus – 2002

Para completar, que tal um brandy brasileiro? Cidade de Deus mostra a favela com este mesmo nome e a saga e a dualidade entre as pessoas boas que lá habitam e o crime bem como a vida em um local tão comum a nós brasileiros, mas muitas vezes não percebemos ou ignoramos. Eu diria que é um dos filmes brasileiros mais importantes, pois fugiu bastante do trivial que tínhamos em cinema nacional comercial.

GeraLinks - Agregador de links

Veja também

Movie Sommelier - Lobisomem

8 Filmes de Lobisomem ( ou como mesmo um homem puro de coração, e faz suas orações a noite pode se tornar um lobo quando a maldição do lobo florescer e a lua de outono brilhar)

Movie Sommelier - Demônios

6 Filmes com o papai do chão (mas pode chamar também de Diabo, Lucifer, Pazuzu, Belial e mais um monte de apelido carinhoso) ou com seu fã clube

Movie Sommelier - Zumbis

10 ou 11 filmes de zumbis (com ou sem a explicação de como ou quando ocorreu do Inferno lotar e os mortos caminharem sobre a Terra)

Parceiros

Monster Hunter World BrasilArena GamerFacebookYouTube