Movie Sommelier - Cursed Films – Um documentário mais do que intrigante sobre filmes e psicologia

Um pouco sobre mistérios dos filmes.

Thiago Olival
13/06/2020 17h32

Amigos,

 

O trabalho / mestrado / quase papai / mudança de apartamento /curso de ciência de dados está me sugando mas venho trazer uma novidade sobre este documentário que me chamou minha atenção.

 

Trata-se de uma minissérie com 5 capítulos onde são contadas as lendas por trás de filmes polêmicos do cinema americano, não pelo seu conteúdo, mas sim por fatos que ocorreram durante ou depois da produção e que até hoje fomentam lendas ao seu respeito. Tentarei não dar spoilers das discussões da série, mas falaremos muito de como elas possivelmente podem ter acontecido:

 

Mas vamos aos filmes:

 

O Exorcista – 1973

Movie Sommelier - Cursed Films – Um documentário mais do que intrigante sobre filmes e psicologia

Já falamos sobre este que é um dos maiores filmes de terror de todos os tempos. Em suma, trata-se do caso de Regan (Linda Blair), uma menina de 12 anos que começa a ser possuída por um demônio e começa o drama sobrenatural de sua família para expulsar a entidade, com a ajuda de padres... e um exorcista!

Como já disse, este filme sempre me faz pensar sobre o que ele representou em sua época e em épocas pouco depois, mas que ainda mantinham muito da inocência, falta de informação e, obviamente, muita desinformação. Se sem nenhuma polêmica o conteúdo e qualidade do filme já impressionam, uma pitada de coincidências (diversas) levou este filme a estratosfera.

Aqui temos assassinatos, mortes, carreiras em decadência e tudo mais para nenhum teórico da conspiração botar defeito.

 

A Profecia – 1976

Movie Sommelier - Cursed Films – Um documentário mais do que intrigante sobre filmes e psicologia

Mais uma blasfêmia a vista, e mais polêmica antes mesmo do filme ser lançado!

Aqui temos a história da chegada do anticristo em uma personificação humana (nascido em uma família de alta classe, mais precisamente o filho de um diplomata americano). Conforme o capeta em forma de guri cresce, coisas maléficas ocorrem por onde ele passa, causando o horror em sua família.

Como não poderia ser diferente, acidentes de filmagem, ataques terroristas e queda de aviões estão envolvidos neste excelente longa, que tem 4 sequencias e um remake(nem vi, nem verei).

 

Poltergeist – 1982

Movie Sommelier - Cursed Films – Um documentário mais do que intrigante sobre filmes e psicologia

Spielberg e mais um baita filmão dos anos 80. Filme de fantasmas que assombram uma família e fazem contato (assombrado) e infernizam a pobre Carol Anne. Mito da construção da casa em cima de um cemitério como uma das motivações para a infestação macabra.

Aqui, desde a suposta (e em partes verídicas) utilização de corpos humanos em cenas do filme junto com os atores, acidentes misteriosos em filmagem e as mortes da atriz Heather O Rourke em uma das sequencias e de Dminique Dunne logo após lançamento também ajudaram este bom filme a ser trazido a lista.

 

Twilight Zone – 1983

Movie Sommelier - Cursed Films – Um documentário mais do que intrigante sobre filmes e psicologia

Esta versão para o cinema da famosa série de ficção norte americana por si só não seria um choque, já que a narrativa é mais voltada para uma ficção científica (nada de muiiito assustador).  São quatro mini histórias dentro do filme, todas independentes. Spielberg estava envolvido na produção junto com John Landis e o que deixa todo mundo arrepiado é que neste filme houve um dos acidentes mais assustadores, e três pessoas foram decapitadas por um helicóptero. 

 

O Corvo – 1994

Movie Sommelier - Cursed Films – Um documentário mais do que intrigante sobre filmes e psicologia

Por si só, o que rola no filme O Corvo já é pesado, pois envolve violência explicita (inclusive sexual), além das mortes e o retorno a vida do personagem Eric Draven. O filme influenciou bastante a a estética gótica (nas baladas góticas, na música e no RPG Vampiro: A Máscara) durante a época.. e além dela. Como se não bastasse, o artista que escreveu o Corvo também teve sua dose de coincidências e tragédias que culminaram na construção da obra (que é oriunda dos quadrinhos). Aqui, Brandon Lee (Filho de Bruce Lee) morreu durante uma das cenas e as teorias da conspiração bombaram. 

 

Mas... vamos pensar um pouco.

 

Qual a justificativa dos que gostam de uma teoria da conspiração ou são religiosos fanáticos para que estas bizarrices ou fatalidades ocorressem?

Os religiosos acreditam que se tratam de blasfêmias e a nítida motivação satanista de promover o satanismo pelo mundo. Já os teóricos da conspiração afirmam que as mortes forma motivadas por acerto de contas com a máfia (no caso do Brandon Lee, acertos com a máfia chinesa devidos pelo seu pai, Bruce Lee).

Mas por que isso ocorre?

 

Se você quer saber um pouco mais como os boatos e coincidências se transformam em lendas, não perca a continuação deste post na semana que vem!