3DSMobilePCPS3PS4VitaWii UXbox 360Xbox OneNINTENDOXBOXBATTLEFIELDMARIOWIIUPRIMEIRA PESSOASMASH BROSYOUTUBEFLIPERAMATORNEIOONLINEHISTóRIASPUCONMIIPOP CULTUREMATTELHOT WHEELSCHILEKING OF FIGHTER 97PC GAMER


Fifa... Um caso de amor e ódio no Pro Clubes

Se você ama e odeia jogar Pro clubes, leia este texto!

Thiago Olival
24/02/2019 19h40

FIFA... um caso de amor e ódio...

Sempre gostei muito de jogos de futebol e jogo desde a época do Super Nintendo com o glorioso International Superstar Soccer (E as versões japonesas, Deluxe e as HUEHE BR com o Ronaldinho Soccer e o Campeonato Brasileño). Alias, as versões HUEHUEBR não são brasileiras, mas sim feitas no Peru, em uma época que sequer existia internet boa por la...

Mas o fato é que ele proporcionava uma coisa muito legal : Jogar em modo co-op, onde dois jogadores podiam controlar um mesmo time ou até 4 contra a máquina.

O tempo passou e quando decidi comprar um PS4, fiquei maravilhado com o FIFA 14, onde eu poderia fazer meu próprio jogador e jogar de maneira cooperativa com outros 10, contra outros 11!!!!

Este é o Pro Clubes, uma modalidade de jogo do Fifa que permite customização total de personagens e times. Criar símbolo, nome, etc...etc.. Uma baita ideia bacana!

O tempo ia passando e a relação de amor aumentando... Mudaram a sistemática do jogo, que ficou bem parecido com um RPG...

Em um primeiro momento você tinha que realizar certas tarefas para aumentar suas habilidades, como por exemplo acertar 20 escanteios para ganhar um ponto de habilidade em cobrar escanteio. Este modelo, acredito eu, incentivava as pessoas apenas a criar partidas com o intuito de realizar estas ações, esquecendo talvez de jogar o jogo de fato.

Depois, a árvore de poderes foi alterada e atualmente o sistema se encarrega de subir suas barras de atributos de acordo com as jogadas que realizou na partida, sua posição e a nota geral do jogo. Além disso, a cada quantidade de partidas jogadas, você ganha uma pontuação para distribuir em habilidades, formando um jogador único, de acordo com a posição que você joga.

Tudo ia bem, até meados de 2017, quando descobriram um glitch onde você poderia conseguir todos os pontos do jogo. A maioria das pessoas fez este truque, mas o problema não era esse...

As partidas eram niveladas pela habilidade dos jogadores. Se você soubesse jogar bem, seu time ia subindo de divisão, ganhando copas e ligas, até chegar a primeira divisão. Baita diversão! Só para que tenhamos uma ideia, em meu círculo de amizades do trabalho, convencemos mais 3 pessoas que não tinham vídeo game a comprar para jogar conosco, fora os que já tinham PS4 mas não jogavam jogos de futebol.

Então... assim como se observa em milhares de fóruns e relatos sobre o game, algo chamado Handicap. Talvez ele até existisse em outros anos, mas em 2018 ele ficou escandalosamente descarado.

Mas o que é o Handicap? Basicamente é uma métrica de jogo que nivela os poderes na partida. Ou seja, suponhamos que você joga no Barcelona... Você tem os melhores jogadores em campo, mas de repente, o Messi começa a chutar fraco, perde a pontaria e erra os dribles. O Soares perde gols absurdos e várias vezes perde a bola para qualquer zagueiro. Sua zaga fica aberta mesmo jogando na retranca e o seu goleiro, que antes pegava tudo, agora nem pula na bola...

E que tal a situação seguinte: Os seus QQ ( demais jogadores que a maquina em IA controla), começam a armar passes para o adversário, enquanto os QQ do outro time simplesmente começam a jogar magicamente bem!

E vamos a mais uma situação: Você está ganhando... de repente, o outro time empata e vira, sem nenhuma explicação ou queda de rendimento dos seus personagens. E quando é pior, no ULTIMO MINUTO... SEMPRE NO ULTIMO MINUTO, aquele 1 x 0 que você sustentou na raça vai embora, pois milagrosamente um de seus QQ errou uma jogada simples e armou um contra-ataque mortal.

Obviamente, existe uma chance de um time da Série B do campeonato Acreano ganhar do Barcelona... mas é uma chance em 1000000000000 ou menor ainda.

Com o Handicap, o que vemos é uma tentativa frustrante de proporcionar igualdade aos desiguais. Há infinitos relatos de pessoas que jogam outros modos de jogo que também tem situações similares ou piores.

Vi um depoimento de um cara que em uma versão anterior, tinha 900 vitórias, 50 empates e 50 derrotas (números fictícios, mas para demonstrar que o cara era bom. No 2018 este mesmo cara tinha 400 vitorias... 300 empates e 300 derrotas... E perdeu de pessoas que em outras versões ele goleava. Essas pessoas melhoraram? Talvez sim.... Mas ele piorou tanto? Pouco provável...

Então... EA Sports... ouça o clamor de sua nação fifeira e tire esse maldito handicap que entristece todo mundo e te faz perder faturamento.... Daqueles 8 de meu grupo de amizades do trabalho que citei, 4 já não compraram o FIFA 19... Sabemos que outros modos de jogo até são monetizados, e a quantidade de bugs e glitchs são menores, mas não se esqueça do potencial que o Pro Clubes possui...

GeraLinks - Agregador de links

Veja também

Parceiros

FacebookYouTube