3DSMobilePCPS3PS4VitaWii UXbox 360Xbox OneNINTENDOXBOXBATTLEFIELDMARIOWIIUPRIMEIRA PESSOASMASH BROSYOUTUBEFLIPERAMATORNEIOONLINEHISTóRIASPUCONMIIPOP CULTUREMATTELHOT WHEELSCHILEKING OF FIGHTER 97PC GAMER


Coluna SharkIndie?

Ou Coluna IndieShark?

Fernando Dasg
10/02/2019 08h00

Aeeeeeeee!!!

Esse é o pontapé inicial para a mais nova coluna, voltada aos nossos queridos, revolucionários e amados Indies games!

Nessa primeira etapa tentarei, eu disse "tentarei", explicar um pouco desse universo tão vasto e falado, mas bem pouco conhecido. Então, vamos começar!

A primeira pergunta que vem a minha mente é: Como definir o que são games Indies? 

Essa pergunta leva ao segundo questionamento: O que é uma desenvolvedora Indie?

Bom, vamos lá: o desenvolvedor de games indie é uma pessoa, ou um pequeno grupo de pessoas, que não fazem parte do grande mercado de games, mas produzem games ainda que menores e com menos recursos comerciais. Os games desenvolvidos por essas empresas são classificados como Indies, e as maiores diferenças visíveis  entre uma empresa de porte grande e médio e uma empresa Indie são a organização e o capital.

Quando falo em organização refiro-me à organização de equipes durante o desenvolvimento dos games. Não que nos Indies não exista, mas ela é mais restrita. Em uma grande empresa, exemplo EA, Ubisoft entre outras, existem várias equipes que trabalham separadas em setores, mas com uma única visão: finalizar o game no prazo e efetuar seu lançamento. Os desenvolvedores indies acabam acumulando funções devido a restrições de equipe e capital. Geralmente uma mesma pessoa desenha, escreve, modela, programa, vende, etc, etc, etc e faz tudo mais que for necessário para conseguir levar a frente o projeto.

O outro grande diferencial, e provocador de enorme abismo entre esses mundos, é o capital, o dinheiro, money, bufunfa. Enquanto as grandes empresas trabalham com investimento que pode chegar a milhões, pequenas empresas trabalham com verba reduzida, e muitas vezes suas obras são financiadas com fundos coletivos, o que não é um demérito. Geralmente esses games não possuem amarração com setores da sociedade e a genialidade flui trazendo inovações sem riscos, que por muitas vezes por garantia de lucros são cortadas de grande obras e produções.

Resumindo: empresa Indie e game Indie possuem restrição de capital, organizacional e extrema liberdade de criação. :)

Essa liberdade de criação garantiu aos games Indies um enorme crescimento nos últimos anos, trazendo inovações e novas mecânicas de gameplay ao mercado! Esses games deixaram de ser vistos como duvidosos ou com baixa qualidade e passaram a ser referência na indústria de games, renovando e inovando um mercado muitas vezes saturado.

Dessa forma, os games Indie conquistam cada vez mais espaço com novas experiências e saem do cantinho escuro das prateleiras para as vitrines absolutas dos Shoppings.

Darei continuidade a essa saga trazendo informações, games e entrevistas desse mundo tão fascinante e tão pouco conhecido dos Games Indies, ou Indies Games.

Por hoje é só pessoal :), até a próxima.


GeraLinks - Agregador de links

Veja também

Parceiros

Monster Hunter World BrasilArena GamerFacebookYouTube