Borderlands 3 | Entendendo a história dos jogos anteriores

Lore nunca é demais para nos situarmos onde Borderlands 3 começará

Renan Lima
10/09/2019 16h05

Como o hype pelo novo jogo da Gearbox só aumenta, resolvi auxiliar vocês… sim vocês, a entenderem melhor a lore de Borderlands para entendermos tudo que ficou para trás nos jogos anteriores e entender tudo que envolve esse grande jogo, perguntas como quem é o Jack? O que são os Vault Hunters? O que é o vault? Que NPCs são fundamentais para História? Bem…. Não se preocupe, vou lhes deixar a par de tudo que ocorreu e claro, há spoilers dos jogos anteriores.

Antes de falarmos sobre os jogos anteriores, vamos falar sobre alguns termos bem específicos de Borderlands, termos que sempre são mencionados e nem todos entendem, bom… vamos a eles:

The Vault: Acredita-se que ele exista no planeta de Pandora e seja uma concentração muito poderosa de tecnologia alienígena, que atraiu a atenção de inúmeras corporações que têm interesse em utilizar todo esse poder para ganhos próprios.

Vault Hunter: São todos aqueles que perseguem os Vaults, no caso, vão atrás de seu poder. Todos 4 protagonistas do Borderlands 1, 2, Pre-sequel e agora o 3, são Vault Hunters e estão atrás do poder do Vault. Um Vault Hunter é sempre alguém muito habilidoso com as armas, tecnologia e combate.

Pandora: Planeta no qual se passa o Borderlands e Borderlands 2, onde as corporações se instalaram e os maiores perigos são encontrados. Como já foi revelado, o próximo jogo da franquia trará novos planetas, já que no fim de Borderlands 2, foi descoberto que existem outros Vaults de grande poder em outros planetas também.

BORDERLANDS

O jogo se passa em 2864 em um futuro onde colonizadores são enviados ao planeta Pandora em busca de uma vida melhor e onde se sabe que possuem grande quantidade de minerais intactos e novas fontes de energia não descobertas. Mas após um tempo no planeta, as companhias descobrem que o planeta não tem nada além de ruínas alienigenas abandonadas e deixam o planeta, liberando assim milhares de bandidos que trabalhavam para essas corporações de maneira forçada no período de exploração. Alguns colonos que ficaram, tentaram ficar ricos descobrindo tecnologia alienígena e outros apenas tentam sobreviver. O planeta está em transição do inverno para a primavera, o que promove o fim da hibernação de diversas criaturas muito perigosas, tornando o planeta ainda mais perigoso. Um sinal de esperança aparece para os colonos restantes no topo de uma montanha onde um Vault alienígena foi descoberto, um local repleto de poder e segredos, porém, todo grupo de pessoas que encontrou o Vault foi exterminado por algum tipo de força protetora e sobrou apenas uma radiotransmissão que se intitulou a Majestade do Vault, mas sem indicar a sua localização. A descoberta deste poder misterioso ecoou por toda Pandora, trazendo de volta não só os Vault Hunters, mas as corporações também, tudo  para colocarem as mãos em todo esse poder. No primeiro jogo da franquia, somos de cara apresentados aos 4 Vault Hunters: Brick, um feroz lutador, Mordecai, um caçador, Lilith, uma Siren e Roland, o soldado.  

BORDERLANDS 2

O jogo se passa 5 anos após os eventos de Borderlands, onde um novo antagonista aparece das cinzas e revela todo seu plano, seu nome é Handsome Jack. Jack é também um Vault Hunter, o mesmo toma o controle da corporação Hyperion e utiliza todos seus recursos a seu favor, além de revelar que com auxílio de sua filha Angel (às vozes da radiotransmissão do 1 game) ele conduziu os Vault Hunters a abrirem o Vault no primeiro game, libertando grande poder por toda Pandora, o Eridium, uma pedra preciosa cheia de poder. Além de tomar crédito pela morte do Guardião do Vault do primeiro game, Destroyer. Jack consegue colocar as mãos em um dos olhos do Destroyer e constrói com isso uma super arma, capaz de destruir cidades por inteiras, necessitando apenas carregar essa arma com Eridium. Os novos Vault Hunters deste game, recebem a missão de matar Handsome Jack para restaurar a paz em Pandora e são auxiliados, pela Guardian Angel, filha do próprio Handsome Jack a acabar com esse mal e que para isso, precisaremos resgatar os 4 Vault Hunters do primeiro game nas dependências da Hyperion para conseguir completar essa missão. Somos apresentados ao novos Vault Hunters: Axton, um soldado, Maya, uma Siren, Zer0, um assassino e Salvador, um personagem focado em dano bruto e armas pesadas.

 

BORDERLANDS PRE-SEQUEL

Este jogo se passa entre o Borderlands e Borderlands 2 e nos apresenta toda a preparação e execução do plano de Handsome Jack até o mesmo se concluir e culminar nos acontecimentos do início do Borderlands 2. Neste jogo somos apresentados a 4 inspirantes a Vault Hunters, que a princípio, lutam ao lado de Handsome Jack até ele se transformar no antagonista de Borderlands 2. São eles: Athena, uma gladiadora e focada no combate corpo a corpo, Wilhelm, um soldado, Nisha, uma combatente focada no dano a distância e Claptrap (sim ele haha!), um combate equilibrado e com habilidades diferenciadas. Neste jogo o Coronel Zarpedon e a legião perdida capturam a base lunar Helios e cabe a nós juntamente a Handsome Jack retomar o controle desta base lunar. Diferente dos outros jogos esse se passa sendo contado da perspectiva da capturada Athena. Ela está em uma audiência, explicando os fatos para Lilith, Mordecai e Brick. O jogo também trás novidades, pois há áreas com baixa gravidade, o que faz o combate ficar bem divertido.


Bom pessoal, acredito que esta seção nostalgia seja suficiente, para deixar todos prontos e mais preparados para mais um game da franquia. Esperamos como sempre uma ótima história, então, segura a emoção aí galera.

Borderlands 3 sairá para PC, Playstation 4 e Xbox One no dia 13 de setembro.

GeraLinks - Agregador de links

Veja também