Apex Legends | Como funcionará a beta do Cross-Play no jogo

Desde a adição de amigos até o matchmaking

Cassio Da Silva
01/10/2020 15h10

No dia de hoje (1), a Respawn divulgou que um novo evento está chegando para o jogo Apex Legends, justo desse anúncio, também foi revelado que teremos a versão beta do Cross-Play, que será colocada com todas as funcionalidades planejada pela equipe. Veja abaixo como funcionário a beta do Cross-play:

  • Os jogadores conseguirão se reunir e jogar com todas as plataformas que o jogo está disponível: PlayStation 4, Xbox One e PC (disponível via Origin, mas pela Steam também será possível, assim que o jogo for lançado nela);
  • O modo Cross-play vem habilitado por padrão. No Xbox One é necessário, além do ativação in-game, de realizar uma alteração nas configurações do sistema fora do jogo;

Apex Legends | Como funcionará a beta do Cross-Play no jogo

  • Para adicionar uma amigo de outra plataforma, vá até o menu de amigos e selecione “Encontra Amigo”. Você conseguirá buscar por um nome de usuário em qualquer plataforma e enviar um solicitação;

Apex Legends | Como funcionará a beta do Cross-Play no jogo

  • A pessoa para quem o convite foi enviado receberá uma notificação no lobby do jogo para poder aceitar, recusar ou bloquear o convite. Bloquear um convite, além de recusa-lo, irá previnir você de receber futuros convites dessa pessoa no futuro. Você conseguirá acessar todos os usuários que foram bloqueados dentro do menu de amigos.

Apex Legends | Como funcionará a beta do Cross-Play no jogo

  • Todos os amigos estão disponíveis no menu de amigos, além disso, será possível ver de qual plataforma eles são através de um ícone. No caso dos consoles, os amigos que forem do mesmo console que você, terão um ícone que corresponde a ele, seja um logo do PlayStation ou um do Xbox. Já os jogadores que não são do mesmo console que você terão um ícone de um controle. Por fim, os jogadores de PC terão um ícone de um PC. Veja o exemplo abaixo:

Apex Legends | Como funcionará a beta do Cross-Play no jogo

  • O sistema de convite para os grupos continua o mesmo todavia, para as solicitação de Cross-play, a notificação do convite aparecerá na tela do lobby do jogo. Já para os convites de mesma plataforma, será mantido o padrão de cada uma delas.

Apex Legends | Como funcionará a beta do Cross-Play no jogo

  • Independente do tipo do grupo (Cross Platform ou mesma plataforma), todos poderão utilizar normalmente o chat de voz do jogo.
  • Cross-play não quer dizer que haverá uma progressão compartilhada. A equipe da Respawn acredita que essa é uma função interessante, mas infelizmente não está disponível para o Apex Legends no momento. Entretanto, eles irão conversar sobre esse tópico durante o lançamento do jogo na Steam, ainda esse ano.

Matchmaking no CrossPlay

Depois de explicar como funcionar o sistema de envio de solicitação de amizade e convites de grupo para o cross platform, a Respawn também detalhou como será o sistema de matchmaking.

  • Antes do sistema de Cross-Play, os jogadores eram colocados para enfrentar outros jogadores da mesma plataforma. Agora, todos os jogadores de console serão colocados para jogar juntos, enquanto os jogadores de PC ainda continuam enfrentando somente jogadores de PC. A Respawn quis assegurar que jogadores de mouse e teclado do PC não enfrente jogadores de console, por motivos que devem ser óbvios.
  • Entretanto, se um jogador de Xbox, PlayStation 4 e PC estiverem no mesmo grupo, eles serão colocados para jogar nos lobbies dos jogadores de PC. Isso é uma maneira de garantir que os lobbies dos jogadores de console não tenham jogadores de PC neles, mas também, é uma forma de fazer com que os jogadores de console que tenham amigos que jogam no PC jogarem juntos.
  • Voltando a falar sobre a função de habilitar e desabilitar o Cross-play, você pode fazer isso a hora que quiser. Isso fará com que você cai somente nos lobbies onde outros jogadores, que também desativaram o Cross-play, estejam e pode aumentar, drasticamente, a sua espera nas filas. A Respawn recomenda muita que o Cross-play não seja desabilitado, já que esse virá habilitado por padrão e muito irão preferir jogar dessa forma.

A equipe da Respawn quer aproveitas esse momento para ouvir o Feedback da comunidade e realizar os ajustes necessários para quando o Cross-play, de fato, chegar ao jogo, ele chegue da melhor forma possível.

O evento Aftermarket, que irá junto dele a versão beta do Cross-Play, chegará ao Apex Legends no dia 6 de Outubro. Apex Legends está disponível de forma gratuita pra PlayStation 4, Xbox One e PC.