Análise



Análise - UFC 3

Novos golpes, lutas estratégicas e música boa!

13/03/2018 11h42

UFC é um daqueles jogos de luta real pra ninguém colocar defeito! Obviamente iremos encontrar bugs, coisas que poderiam ser melhor, como em qualquer game; mas certamente é um prato cheio pra quem quer incorporar uma jornada nos octógonos mais famosos do mundo!

A apresentação do jogo em si é feita de uma maneira clássica: cutscene com uma trilha sonora bem equilibrada e luzes no palco do UFC. O evento da cena traz nada mais, nada menos que o cara da capa (R.I.P. – José Aldo) Conor McGregor contra Tony Ferguson. Os lutadores representam uma disputa de cinturão, na qual será o seu primeiro contato com o game. Aos novatos, calma! Durante toda luta você terá diversos tooltips, mostrando a você as opções melhores para aplicar os golpes.

Mesmo que não seja o primeiro contato com o game, eu recomendo ir atrás do modo treino, além de dar uma passadinha nos menus de ajuda e tutoriais de golpes, pois a comunidade alega que comparado com a sua versão anterior, UFC 3 tem nova dinâmica nos golpes e sequencias de botões.

Por falar em menu, o jogo foi presenteado com diversas opções de escolhas aos jogadores. Temos o modo carreira, eventos ao vivo, ufc ultimate team, torneios, desafios de habilidades, eventos personalizados e muito mais! Ou seja, oferece ao jogador uma oportunidade melhor de interagir com o game, sem perder o foco dos socos e pontapés!

MODO CARREIRA

Enquanto você não é um dos lutadores do cenário do UFC, pra chegar lá terá que trilhar um caminho por meio de ligas menores: a WFA – World Fighting Aliance, se passando pelo seu avatar criado do jeito que você preferir. (Seja criativo)!

Entre uma luta ou outra, a mídia local e os fãs publicam mensagens nas redes sociais de apoio ou até de criticas ao seu lutador e isso impacta na expectativa da luta do dia, ou seja, quanto menor a expectativa, mais difícil será o seu desafio para acessar as lutas do card principal no UFC!.

Para provar seu valor no octógono e chegar a assinar o contrato tão sonhado, você pode matricular seu personagem em algumas academias e treina-lo para receber atributos que o tornem mais forte e mais propício a vencer as lutas dentro da WFA.

Particularmente eu achei muito bem elaborada essa opção, pois prende você ao jogo para conseguir desbloquear novas formas de detonar com seus oponentes!

Nesse modo, Dana White aparece alguns vezes para te lembrar do seu sonho e talvez te dará uma oportunidade para entrar no TUF – The Ultimate Fighter, uma espécie de peneira pra assinar contrato com a gigante das artes mistas! Tudo dependerá dos seus atributos, treinamentos e muita paciência para vencer as lutas. Eu adianto, não é tão tranquilo mesmo no nível normal, porém é desafiador e muito divertido!

UFC ULTIMATE TEAM

Entramos no modo ultimate team...

Se você já jogou alguma edição de UFC e até FIFA, sabe muito bem como é a base desse modo!

Tudo gira em vencer as partidas para ganhar dinheiro e consequentemente comprar os famosos CARDS. Suas cartas te darão a estratégia necessária para montar a equipe perfeita!

Temos a opção de jogar contra o computador, que apesar do desafio não é o costume da maioria e temos o modo online, ou seja, suas cartas contra outro jogador.

No começo você só consegue desbloquear cartas de lutadores menos expressivos dentro do cenário UFC e obviamente conforme vai evoluindo conseguirá ter acesso a lutadores famosos como Anderson Silva, Jon Jones, Conor McGregor e por ae vai! Aqui é possível inserir dinheiro real no jogo para conseguir cards melhores, do contrário, é possível evoluir tranquilamente jogando sem gastar nada.

VEREDITO

Quem tiver contato com o game perceberá que o jogo sabe receber muito bem os novatos e agradar mais ainda aqueles que já tiveram contato com a franquia! Como mencionei acima, não deixa nada a desejar. A infinidade de golpes, variações, estratégias que o jogo permite não pode deixar de ser citada.

Com relação a jogabilidade em si, no primeiro momento você pode ter dificuldade de entender o que faz o que, afinal, são muitos botões e opções para uma luta efetiva. Entretanto, basta ‘perder’ alguns minutos nos menus de tutoriais e treinos que rapidamente você se insere no jogo.

Como mencionei, não é um jogo tão fácil de jogar, existem muitas formas de derrubar um adversário, aplicar um nocaute, finalizar. Aqui um único botão tem diversas opções dependendo da situação, vigor do seu personagem e até estilo.

Agora uma negativa: é possível perceber um atraso para interagir aos ‘mini-games’ que existe quando você está na parte de lutas no chão, tanto ataque quanto defesa e lutas agarradas. Isso pode passar despercebido pelo jogador casual, mas pra quem buscava mais realismo pode ser frustrante.

PRÓS

Diversas opções de golpes, finalizações e nocautes.

Modo carreira bem desafiador

Simula bem os golpes individuais dos lutadores reais, dentro dos limites do jogo, claro.

Diverte, principalmente jogando online ou contra amigos.

CONTRA

O mini game para finalizações, lutas no chão e agarradas apresenta atraso com relação aos movimentos dos lutadores.

Matchmaking no modo online não está muito correto. Diversas vezes enfrentei oponentes com nível muito superior ao meu.

AvaliaçãoNota
Jogabilidade 7
Visual 8
Audio 8
Replay 8

NOTA FINAL

7.75

Veja também