3DSMobilePCPS3PS4VitaWii UXbox 360Xbox OneNINTENDOXBOXBATTLEFIELDMARIOWIIUSMASH BROSPRIMEIRA PESSOAONLINEYOUTUBEPC GAMERFLIPERAMATORNEIOHISTóRIASMIIPOP CULTUREMATTELHOT WHEELSCHILEKING OF FIGHTER 97PUCON

Análise



Análise Tales of Vesperia Definitive Edition

Já te falei, que tem um lobo fumando cachimbo?

Eduardo Andrade
20/02/2019 14h35


Eu comecei tarde na série Tales of. O primeiro que joguei (Tales of Symphonia) foi indicação de um amigo e tive que alugar diversas vezes para poder terminar. Foi com ele que começou o vício na saga. 

Tales of Vesperia foi lançado em 2008 como exclusivo para Xbox, depois de um tempo saiu para PlayStation 3, porém somente no Japão. Com o aniversário de 10 anos a Bandai Namco resolveu trazer essa obra prima para todos, em uma edição especial recheada de conteúdo. 

História 


No mundo onde a magia controla a vida das pessoas temos as Blastias, pequenas esferas que contém magia que podem ajudar no dia a dia, como formar uma barreira anti monstros na cidade ou até mesmo, mudar o clima de uma cidade inteira. 

Nosso protagonista Yuri vive na parte pobre do Reino de Zaphias. A Blastia que controla a água da parte pobre do reino foi roubada e Yuri parte em perseguição desse ladrão.  Para começar essa difícil história o “herói” acaba preso. Durante a fuga da prisão Yuri conhece Estelle que está a procura de um Cavaleiro Imperial chamado Flynn

Durante essa jornada nosso protagonista conhece mais algumas pessoas que também se juntam ao grupo e acabam descobrindo que o problema é muito maior que um simples roubo de Blastia, e juntos resolvem ir a fundo nesse mistério. 

Gameplay


Tales of Vesperia é um RPG de ação, você controla o personagem principal livremente durante a batalha e escolhe seus ataque com comandos executados no controle. Os outros personagens que te acompanham são controlados por IA, você poderá controlar o comportamento mas não suas ações durante a batalha. 

Como todo RPG o jogo tem seus quebra-cabeças durante as Dungeons, e muita exploração. Também temos a opção de cozinhar no jogo, você consegue encontrar alguns ingredientes e aprender receitas. Com os ingredientes e receitas corretos é possível fazer alimentos que aumentam seus status e poder de cura.

Áudio e Visual

O visual está incrível e a trilha sonora surpreendec como não joguei a versão original, ficarei devendo uma análise das melhorias.

Todos os personagens são dublados, inclusive os diálogos durante a batalha, um trabalho muito bem feito. Você pode perceber a personalidade de cada um na dublagem. 


Novidades

O jogo vem recheado de novidades, que vai de roupas até novos personagens. 

Flyn que é um personagem importante para a história agora é jogável, e temos uma Pirata, personagem totalmente novo. As roupas para os personagens também são parte dessa obra de arte, e posso dizer que ver um personagem vestido de Klonoa já ganha lugar no grupo. 

O jogo tem algumas dlcs gratuitas na Eshop e as roupas que mencionei são parte da DLC. Assim como, a opção de deixar seu time no level 50 e passeando pela  história do jogo. 

Veredito

Tales of Vesperia Definitive Edition é sem dúvida uma obra de arte é um dever de casa aos fãs de RPG. Conta com personagens carismáticos e textos engraçados, além de uma ótima jogabilidade. A única melhoria que encontrei foi problemas com queda de frame quando jogando no modo portátil, de resto o jogo está perfeito. 

Prós

  • Personagens carismáticos;
  • Jogabilidade;
  • História. 

Contras 

  • Quedas de frame no modo portátil. 


Agradecemos a Bandai Namco por enviar uma cópia do jogo para Nintendo Switch. Vale lembrar que, o jogo saiu com versões para o PlayStation 4, Xbox One e PC. 

 

AvaliaçãoNota
História 9
Jogabilidade 10
Visual 8
Áudio 9
Replay 9

NOTA FINAL

9.00

Veja também