Análise



Análise Stardew Valley

êeh! ôooh! vida de gado!

Júlia Marra
27/05/2019 12h03

Quem nunca jogou os joguinhos de fazendinha do Orkut ou do celular? Acho que todos já tivemos uma fase de ficar plantando e colhendo desesperadamente para poder fazer as “missões” da nossa fazenda! E Stardew Valley me trouxe nada mais, nada a menos do que a vontade de voltar ao Orkut para ter minhas fazendinhas hehe

História

No passado seu vovô querido lhe deixa uma carta para ser aberta no futuro, em um momento específico. O jogo começa exatamente nesse momento específico e abrimos a carta. Ao abrir a carta: tcharam! Seu avô lhe deixou uma fazenda. Você é novo na cidade e precisa assumir o papel de fazendeiro para erguer sua fazenda do zero, mas também precisa interagir com NPCs, cuidar da sua saúde, viver rotinas e passear pela cidade.

Gameplay

Stardew Valley trouxe um misto de Minecraft com The sims em seu RPG. Se você acha a jogabilidade desses jogos fácil, então será molezinha encarar a vida de fazendeiro. O jogo possui um menu principal com itens, mapa, social, humor e etc, então basta você entrar nele para buscar qualquer coisa que precise. Mas cuidado, você realmente tem uma real life no jogo, então é necessário comer, dormir, interagir e passear ao invés de apenas trabalhar na fazenda.

O jogo não possui tutoriais, barras de progresso ou missões, o que faz a gente demorar um pouco para entender o que precisamos fazer e eu, pelo menos, me senti um pouco perdida nessa questão da evolução.

Com o desenrolar do jogo, conseguimos evoluir alguns itens e construir novos, fazer amizades, passear na cidade somente através, encontrar um crush e criar uma família (own <3)!

Visual e Áudio

Com um visual construído em um gráfico retro, Stardew Valley te faz sentir em casa com seu visual clean e cheio de detalhes ao mesmo tempo. Cada parte do mapa tem suas características próprias como sol, chuva, praia, fazenda, horta, etc. O RPG da Concernedape não deixou a desejar no áudio, já que ele acompanha o visual em cada cenário que você passa. Então quando estamos na praia, ouvimos gaivotas e cada ação do personagem possui seu som característico (abrir porta, cortar grama, regar) junto com a musiquinha clássica de fundo.

Veredito

Stardew Valley relembra os velhos tempos de fazendinha, então é um jogo que podemos passar horas e horas cultivando, criando animais e evoluindo nas interações sociais.

Prós

• Jogabilidade fácil

• Visual agradável

• Vicia! (Ou seria isso um contra?!)

Contras

• Não possui uma história a ser seguida

• Não possui tutoriais ao iniciar o jogo

Essa análise foi realizada no Nintendo Switch.

Agradecemos a Nintendo pelo envio do jogo, que está disponivel na Nintendo eShop

AvaliaçãoNota
História 6
Gameplay/jogabilidade 9
Visual 10
Áudio 10
Replay 10

NOTA FINAL

9.00

Veja também