Análise



Análise | SpongeBob SquarePants: Battle For Bikini Bottom Rehydrated

Venha sem divertir na Fenda do Biquíni

Wagner Alves
12/07/2020 11h30

SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom foi lançado originalmente para 6ª geração de consoles em 2003 que retorna agora na 8ª geração com sua versão "reidratada". Essa nova versão foi anunciada em junho de 2019, para alguns pareceu uma releitura que ninguém entende o porquê de estar vindo, eu mesmo não joguei o original, então essa nova versão me chamou a atenção por parecer um belo jogo de aventura/plataforma 3D, além de claro ser um game do Bob Esponja. Vem conferir um pouco da experiência que tive com o game e o que achei disso.

A história do game é bem simples, parece ate um episódio especial do desenho, o Plakton com sua incansável intenção de possuir a receita do hambúrger de siri cria uma máquina que cria robôs, porém ele esquece a alavanca virada no sentido de que os robôs não te obedeçam, perdendo o controle da situação, cabe a você como Bob Esponja e com a ajuda do Patrick e da Sandy resolver toda está bagunça, um plano de fundo simples para você visitar lugares e ver personagens icônicos do desenho.

Iniciamos na Fenda do Biquíni, que funciona como um mapa principal e através dele temos acesso a 9 'mundos' para explorar, a cada 3 deles você enfrenta um chefe para avançar. Sua missão é coletar as espatulas douradas para ter acesso ao 'Balde de Lixo' e eliminar a ameaça.

São três personagens jogáveis, que possuem gameplay simples e direto, todos os personagens têm pulo duplo como padrão, mas possuem suas particularidades, Bob Esponja tem o ataque simples sendo giratório, um ataque ascendente quase como um 'shoryuken' e uma 'barrigada' após o pulo, temos duas habilidades que são aprendidas no decorrer da aventura, que são o ataque boliche e o míssil bolha de sabão teleguiado. Patrick tem como ataque simples uma barrigada e seu ataque aéreo tem o poder de paralisar robôs grandes através de uma wave que elae solta ao acertar o chão, ele é o único personagem que pode agarrar itens no cenário para jogar, seja em inimigos ou lugares específicos. Por fim, a Sandy possui ataques rápidos de perto, com seu laço ela consegue atacar de longe, planar e alcançar locais distantes. O Bob Esponja é o único jogável em todos os 'mundos', já o Patrick e a Sandy se dividem, aparecendo cada um em 4 mundos distintos.

O visual claramente não é o melhor da geração, mas é bem executado e faz jus ao desenho, todos os personagens estão muito bem feito e fielmente caracterizados, dando um ar mágico ao game e passando a impressão de estar jogando o desenho, está sensação deve-se também aos estágios que são extremamente divertido e colorido, trazendo pontos marcantes do desenho com desafios que vão do fácil ao mediano, não há nada extremo, tem pontos desafiadores que te faz querer jogar mais, mas nada que te empaque. A cereja do bolo da insersão do jogador ao game é a trilha sonora, cada cenário traz uma música própria que te ambiente a este universo. O game tem 13 opções de idioma do texto, incluindo o português do Brasil, e 7 idiomas de voz, infelizmente sem a dublagem brasileira, que seria um ponto EXTREMAMENTE positivo para o game e acredito que venderia muito mais do que o previsto, mas a sua falta não diminui em nada o game como um todo.

O Replay do game é relativamente bom, são 100 espatulas douradas no total para se coletar, 80 meias do Patrick, não sendo necessário coletar todas para finalizar o game, então a busca por todas te segurará por um tempo no game. Além de um modo multiplayer, local e online, onde temos um modo horda para se jogar com os amigos, com sete personagens jogáveis.

Veredito

SpongeBob SquarePants: Battle For Bikini Bottom Rehydrated é um ótimo jogo, comecei despretensiosamente, apenas por gostar do desenho, quando percebi está viciado e mesmo concluindo a aventura, não sosseguei enquanto não consegui 100% dos colecionáveis. Os dois únicos pesares que encontrei foram a oportunidade perdida de se dublar o game e a dificuldade baixa. Eu indico fortemente para os amantes do desenho, para quem gosta de um adventure/plataforma 3D (no melhor estilo Super Mario 64) e para você pai, tio ou padrinho que quer inserir uma criança no mundo dos games.

Prós:

  • Visual carismático e chamativo
  • Gameplay simples e viciante

Contras:

  • Dificuldade fácil
  • Loadings
  • Falta de Dublagem

Agradecemos a THQ Nordic por ter cedido uma cópia do SpongeBob SquarePants: Battle For Bikini Bottom Rehydrated para análise. Jogamos a versão de PlayStation 4, mas o game também se encontra disponível para Xbox One, Switch e PC.

AvaliaçãoNota
História 7
Jogabilidade 10
Visual 8
Áudio 8
Replay 7

NOTA FINAL

8.00

Veja também