Análise



Análise | Puyo Puyo Champions

O retorno de um clássico

Wagner Alves
23/05/2019 15h20

Qualquer um que tenha tempo considerável nesse universo gamer já deve ter jogado Puyo Puyo, sendo um jogo da franquia principal ou mesmo algum derivado, o meu primeiro contato foi através do Kirby's Avalanche no Super Nintendo, não sendo da linha principal, mas me apresentou bem a franquia. E você pode não saber, mas é um jogo que possui uma vertente muito forte em seu competitivo e é aí que entra Puyo Puyo Champions, pois, seu foco é totalmente no competitivo, não é a toa que seu título no Japão chama-se Puyo Puyo E-sports. 

Mas para os desavisados que nunca nem sequer ouviu falar, o jogo funciona da seguinte forma: os jogadores têm um 'mural' cada um onde desce uma peça por vez, peça essa que é formada por dois puyos coloridos, juntando 4 ou mais da mesma cor você elimina essa sequência, faz ponto e ataque seu oponente fazendo cair pedras no mural oposto, quanto maior e consecutivas forem as sequências feitas, maior será sua pontuação e seu ataque.

Assim que se inicia o game você tem a opção de ir para o meu principal ou acessar o 'jogo rápido' contra a CPU um dos dois conjuntos de regras existentes, que seguem a premissa do que foi explicado acima, mas com algumas diferenças, são eles: Puyo Puyo 2 e Puyo Puyo Fever. No primeiro temos um jogabilidade mais clássica e lenta, já no segundo a velocidade é maior e é possível ativar um especial quando se faz combos longos.

Já acessando o menu principal você tem a opção de jogar Solo, Multiplayer e Online, mas tendo acesso a mais opções de customizações das suas 'batalhas' como o modo de jogo: 'batalha simples' ou Endurance, onde você enfrentará o máximo de oponentes que conseguir, além disso poderá escolher o background, o design do puyo, a música, o personagem no qual irá jogar (24, no total). E sim, diferente dos outros games anteriores não temos modo história ou algum modo com progresso que trazia uma motivação para desbloquear novos conteúdos, o que é compreensível já que o foco é na competição, o que teremos de motivação são os desafios de 14 medalhas de ouro, 14 de prata e 14 de bronze e o multiplayer, o versus, desafiar os amigos ou aleatórios no online.

Veredito

Puyo Puyo Champions é uma ótima pedida por conta do seu baixo custo, porém, é mais indicado para quem já conhece a franquia por conta dele ser bem cru e direto ao ponto, não há uma introdução ou alguma forma de prática para quem é iniciante, embora seja de simples assimilação do seu gameplay pode causar frustrações para alguns. Pegue-o se quer um bom game para competir e se divertir com os amigos, multiplayer e competitividade é o foco aqui.

Agradecimento especial para a SEGA pela cópia cedida do game.

Veja também