Análise



Análise | Pikmin 3 Deluxe

Uma excelente porta de entrada para os novos jogadores

11/11/2020 12h47

O planeta de nossos heróis esta sem recursos, por conta disso mandou-se várias naves para o espaço, para que pudessem encontrar algum outro planeta que pudesse auxilia-los. Todas as naves enviadas não obtiveram sucesso, porém a última, pousou no planeta PNF 404.

Esta nave, esta tripulada por nossos futuros jogadores: Charlie (capitão), Alph (mecânico) e Brittany (bióloga), porém ao entrar na orbita de PNF 404, a nave sofre uma “batida” e seus tripulantes caem em partes distintas do planeta.


O primeiro personagem entrar em cena é o capitão Charlie, onde temos o primeiro contato com os habitantes, os Pikmins.

Ao reunir os três, Charlie, Alph e Brittany, percebemos que a nave não conseguirá ir viajar de volta pois perdeu alguns de seus componentes, então vamos atrás deles e também de alguns suprimentos, porque temos poucos...

Cada parte do planeta possui algumas frutas (que são revertidos em suprimentos para a tripulação) e inimigos, que é necessário o auxilio direto dos Pikmins, estes por sua vez possuem características próprias:

  • Vermelhos: imunes ao fogo e ótimos guerreiros
  • Pedra: perfeitos para quebrar “vidro” e barreiras
  • Amarelo: imunes a eletricidade e também são condutores de energia
  • Rosas: alados, ótimos para transportar objetos sem a necessidade de pontes
  • Azul: ótimos nadadores e imunes a água, são os únicos que podem enfrentar os inimigos aquáticos

Percebemos que ao se derrotar um inimigo os pikmins levam sua carcaça para sua nave, onde esta é revertida em novos pikmin

Descobrimos que o principal componente para nave funcionar, esta com o Capitão Olimar, então vamos à busca do capitão e deste último componente.


Pikmin 3 Deluxe, é um jogo muito satisfatório em jogar, onde temos três personagens que podem controlar os pikmins, Charlie, Alph e Brittany, seus puzzles no inicio são simples e com o passar das fases vão se tornando mais complexos. É necessário em cada “tela” a elaboração de uma estratégia para conseguir todos os recursos necessários para se passar de fase. É importante lembrar, que se faz necessário a administração do tempo do jogo, pois ao final do dia todos voltamos para a orbita do planeta PNF 404 e, os Pikmins que ficarem fora de sua nave, serão devorados pelos inimigos.

Um ponto muito positivo é o sistema de “troféus” que este jogo possui, o que te faz querer fazer os 100% dele.

Único ponto que não agradou foi o final, pois quando se esta pegando o ritmo do jogo você já enfrenta o boss final e o jogo acaba, te deixando com um gostinho de “quero mais”. Para suprir isso, o jogo possui o modo história extra (a missão de Olimar e o regresso de Olimar), missões e um modo especialmente para dois players.

Veja também