Análise



Análise | N.A.V.E Urano

O PC gamer para quem não quer gastar muito.

Eduardo Andrade
24/03/2020 00h54

Quem me conhece sabe que não sou PC Gamer, sempre fui dos consoles e dificilmente dava oportunidade para o PC. Apesar de conhecer como a STEAM é uma ótima jogada, mantive os consoles de mesa. Recentemente fomos convidados pela Daten para cobrir uma linha brasileira, de PC Gamer. Em seguida fizemos um teste de Desktop da N.AV.E, núcleo gamer da Daten.

Aceitei misturar meu conhecimento profissional em T.I, com minha paixão de gamer e acho que essa experiência super ajudou nessa análise! Conheci um pouco mais do Urano, o computador de entrada para os Gamers. Com custo mais baixo e uma ótima configuração para jogar. J

á ouviu falar do URANO?

A configuração:

  • Processador AMD Ryzen 5 3600, de terceira geração;
  • Placa gráfica AMD Radeon RX 570;
  • Memória Ram 8GB DDR4 2666MHz;
  • SSD 256GB.

Configuração muito boa para rodar jogos mais novos e, tão cedo precisará atualizar. Claro que, não teremos nenhum 4K com essa configuração, mas ele não deixa na mão no dia a dia. Com leds espalhados e opção de troca de cores, deixa o design do computador ainda mais bonito! Frontal simplista, mas que chama a atenção quando ligado. Uma interface com os botões para ligar e USB's na parte de superior deixa a frente simplesmente única.

Um detalhe que achei interessante foi o dispositivo de proteção anti-pó (tá, sei que estou inventando esse nome), mas a função é exatamente essa. São redes adicionadas nos locais de ventilação por magnetismo e que protegem o computador contra a poeira.

O computador é muito bem ventilado e com uma dispersão de ar silenciosa.

Setup e testes

Tive uma certa dificuldades nesse momento de análise. Foi enviado um desktop e um cabo de energia para a análise. Daí pensei, o quê um consolista faz com um desktop e um cabo de energia. Deixa para segurar porta? Sem monitores, teclado e mouse em casa, já sabia que teria que usar o controle do PS4 ou do Xbox One para os testes. E mesmo não tendo nenhuma pretensão de usá-los, precisaria deles para ligar e configurar algumas coisas no computador.

Após o empréstimo das peças, liguei o computador para os devidos testes e descobri que não podia ligar na TV diretamente pelo HDMI, por algum motivo o computador não estava reconhecendo a TV. Precisaria de um monitor para ligar, fazer a configuração e depois usar normalmente. Mesmo tendo as opções de: arrumar um monitor emprestado ou comprar outros cabos, foram descartadas e um outro teste passou pela minha cabeça. Porque não, abrir o computador, remover a placa de vídeo, configurar tudo na Bios para aceitar de forma primária a placa interna e poder usar normalmente na minha TV? Pode parecer a opção mais difícil, mas foi essa que fiz.

De forma simples e que me ajudou a ter uma dimensão, de como funcionaria a manutenção desses computadores. Foi fácil abrir o Urano, pois ele conta com algumas travas que podem ser abertas e peças removidas sem ajuda de ferramentas específicas. Mas vale lembrar que, somente um técnico conseguiria fazer. Problemas superados Ok. Computador instalado Ok. Controle do Xbox One Conectado e pronto para jogar. 

Jogos

Não queria testar os jogos que tinham no computador, então fiz algo diferente! Aproveitei que tenho o Game Pass Ultimate (te amo, Microsoft), instalei alguns jogos da minha biblioteca e aproveitei.

Gears of War .

Primeiro teste foi com uma das minhas franquias favoritas, um jogo que já tinha terminado, mas que seria um bom teste. Será que a máquina aguentaria? Tinha minhas dúvidas de como seria jogar no computador, não sabia como iria funcionar o FPS e os gráficos. E, para minha surpresa o jogo rodou perfeitamente, sem nenhuma queda de FPS ou travamentos.

Testei o modo online para checar o bom desempenho e foi tudo tranquilo. No geral, foi a mesma experiência que tive no console (não posso negar que, ainda prefiro jogar no meu Xbox One X em 4K rs). Testei outros jogos do Game Pass como: Ori, Forza e mais alguns. Todos rodaram perfeitamente bem e sem nenhum travamento. Em todos os testes, joguei com a configuração de vídeo no máximo.

Veredito

Como já disse não sou um PC Gamer, mas a experiência me deixou com vontade de comprar um PC para jogar. Durante alguns testes, abri algumas abas no Chrome para stressar e ver como os jogos rodariam. Algumas vezes apresentou problemas, mas nada que estragou a experiência.

O multitask me fez ter vontade de comprar um computador. Apesar de toda a saga para fazer o computador funcionar e a experiência foi muito boa. O Urano conseguiu superar todas minhas expectativas, mesmo sendo um computador da linha de entrada, aguentou bem o tranco dos jogos. Apesar do preço ainda parecer um pouco salgado na minha opnião, entendo que para os que jogam no PC, isso não deve ser um empecilho. Hoje penso em comprar um PC e o Urano entra na lista de compra. Agradecemos a Daten pelo envio do computador para análise. E você poderá encontrar mais sobre a linha N.A.V.E no link.

 

Veja também