3DSMobilePCPS3PS4VitaWii UXbox 360Xbox OneNINTENDOXBOXBATTLEFIELDMARIOWIIUPRIMEIRA PESSOASMASH BROSYOUTUBEFLIPERAMATORNEIOONLINEHISTóRIASPUCONMIIPOP CULTUREMATTELHOT WHEELSCHILEKING OF FIGHTER 97PC GAMER

Análise



Análise Mario & Luigi

Júlia Marra
31/01/2019 16h53

Nunca conheci alguém que não gostasse dos jogos do Mario. Eu, particularmente, cresci com os jogos do Mario e adorava passar horas na frente da TV jogando, repetindo fases e fechando os jogos 3, 4 vezes, sem enjoar ou achar chato, pois os jogos sempre traziam desafios que levavam horas para descobrirmos e era sempre uma surpresa.

 

Neste jogo do Mario, temos duas partes: Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story e Bowser Jr.’s Journey (A História por dentro do Bowser e A Jornada o Bowser Jr, se traduzirmos livremente)

Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story

História

Logo no comecinho do jogo você é o Toad - Junior? Filho? Menor? Criança? Não sei, só sei que é Toad - e descobre que seu pai virou um Blorb! No Reino do Cogumelo (Mushroom Kingdom), muitos Toads estão adquirindo essa “doença” em que você vira, praticamente, uma bola gigante que fica rolando por aí.

Com essa doença rolando, a Princesa Peach convoca uma reunião, que conta com Mario, Luigi e as pessoas mais importantes do reino, para entender o que pode ser feito para acabar com os Blorbs.

Porém nesse meio tempo, Bowser aparece na reunião e fica #chateado que não foi convocado - afinal, ele é uma pessoa super importante - pela princesa e decide quebrar toda a sala do castelo. Para explicar o porquê do nome “Bowser’s INSIDE Story”, precisarei dar um pequeno spoiler: o Mario derrota o Bowser no castelo e ele fica, novamente, #chateado e decide comer um Cogumelo da Sorte (Lucky Shroom) com um estranho – que depois de revelado é chamado de Lord Fawful - na floresta. Segundo o estranho, o cogumelo “daria sorte para derrotar Mario”, porém quando Bowser retorna ao castelo cheio de sangue no zói, ele suga/engole – literalmente! - todo mundo que estava no castelo e é aí que o jogo realmente começa, dentro do corpo do Bowser!

Game Play

O mais interessante da gameplay é que Mario & Luigi, enquanto estão dentro do corpo do Bowser, precisam achar os outros personagens que foram sugados e uma forma de sair de lá. Porém qual a melhor forma de sair do corpo de alguém senão com a ajuda da própria pessoa? Com esse pensamento, Mario & Luigi conseguem a ajuda do Bowser, que está mais confuso do que nunca.

Quando Bowser começa a ajudar Mario & Luigi, você controla os 3 personagens (Mario, Luigi e Bowser) nas duas telas do DS, ou seja, Mario & Luigi na tela inferior e o Bowser na tela superior.

Durante toda essa aventura dentro e fora do corpo do Bowser, Mario & Luigi possuem um “assistente” que também foi sugado chamado Starlow, um Star Sprite. Ele te ajuda a entender os novos golpes e objetivos durante o jogo.

O jogo, em sua maioria, se passa no estilo plataforma e tem as batalhas em turnos que é basicamente você escolher um ataque e tentar defender o ataque do seu oponente, porém com a opção de fazer combos nos ataques e acumular mais XP. Bowser, Mario e Luigi sobem de nível conforme vão ganhando XP nas batalhas e podem usar roupas/acessórios que melhoram seus atributos.

A única coisa que achei diferenciada no jogo foram os controles, onde cada botão especificamente controla uma coisa, por exemplo: para mexer Mario ou Luigi devemos utilizar A para o Mário,  B para o Luigi e para Bowser utilizamos apenas X e Y, o que acaba confundindo as vezes.

Visual e Áudio

O visual do jogo é bem amigável, não possui muitos elementos na tela então é bem clean e fácil de entender o que está acontecendo naquele momento. Já o áudio podemos dizer que é o clássico, até porque não tem como escapar muito disso quando estamos falando de um jogo do Mario, né!? São os mesmos barulhinhos clássicos de moedas, canos, pulos, etc...

Pontos Positivos

  • O jogo é simples, não é difícill de entender;
  • Você tem instruções e guias a todo momento.

Pontos Negativos

  • A opção de salvar o jogo não aparece sempre, então te obriga a continuar até chegar em um savepoint;
  • Os botões confundem por serem bem específicos para cada personagem.

 

Bowser Jr.’s Journey

História

Durante a crise dos Blorbs, os goombas do castelo do Bowser também adquirem a “doença” e começam a rolar pelo reino, principalmente como brinquedo para o Bowser Jr. A história do Bowser Jr começa assim que seu pai Bowser – durd – é informado sobre a reunião de emergência para conversar sobre a crise dos blorbs e sai do castelo para ir até o castelo da Princesa Peach. Enquanto Bowser está fora, quem assume é o Bowser Jr, que só quer saber de lutar contra os pobres goombas e acaba desagradando os outros aliados do Bowser, que preferem ir atrás da cura para o blorb. Os dois grupos (Bowser Jr x Aliados do Bowser) bolam planos para achar a cura e impressionar Bowser, o que acaba levando o Bowser Jr em sua jornada.

Gameplay

A gameplay desse modo é um pouco mais parada do que a outra história do jogo, pois é basicamente luta do Bowser Jr contra os bichinhos inimigos do Mario (fantasmas, goombas, etc). Você pode montar seu squad e também ir subindo de nível para ganhar novas habilidades.

Visual e Audio

Podemos manter o mesmo critério de avaliação da outra história, pois os visuais e áudios não se diferenciam muito.

Pontos Positivos

  • Bowser Jr é engraçadinho, pois tem aquela pegada “criança terrível”, então temos um pouco de humor;
  • Você consegue montar squads para lutar.

Pontos Negativos

  • O jogo acaba se tornando repetitivo;

 

Veredito

Ambos os jogos são ótimos!  Ótimos para passar o tempo, se distrair e lembrar como é bom jogar o bom e velho Mario Bros, porém com outros personagens e outras dinâmicas de batalha, além de só pular na cabeça dos pobres coitados. Na minha opinião, o jogo te prende mais pela história do que pela gameplay, pois eu só queria saber como eles iam curar os blorbs e se livrar do Lord Fawful.


Esta análise foi feita utilizando Nintendo 3DS.

 

Agradecemos à Nintendo por encaminhar o jogo para Análise.

Apenas lembrando que Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story + Bowser Jr.’s Journey está disponível para Nintendo DS e Nintendo 3DS e pode ser adquirido na Nintendo Store.

AvaliaçãoNota
História 10
Jogabilidade7
Visual 10
Áudio 9
Replay 6

NOTA FINAL

8.40

Veja também

Parceiros

Monster Hunter World BrasilArena GamerFacebookYouTube