Análise



Análise Fade to Silence

Tá complicado esse frio!

Peterson Almeida
01/06/2019 19h40

Fade to Silence nos tráz mais uma experiência de sobrevivência em ambientes remotos/hostis. Durante sua trajetória você será forçado a enfrentar inúmeros desafios e o frio incrível que assola o planeta.

História

Definitivamente, é um jogo de sobrevivência. Jogos de sobrevivência normalmente não possuem grandes conteúdos de história, e aqui, essa falta é muito sentida. Durante o jogo, nosso personagem é reanimado por uma criatura, e nós iremos em busca dos motivos dessa criatura ter nos reanimado, e durante esta jornada, encontraremos sobreviventes e grandes aliados para a batalha vindoura.

Gameplay

Logo no início do jogo, ao escolhermos o nível, o jogo já nos diz “Cara, melhor você jogar no nível normal, por que no fácil você não vai ganhar os troféus”, nesse momento pensei “Beleza, não queria jogar no fácil, quero o jogo como ele é”, mas aí o jogo me disse “Seguinte: aqui você tem vidas limitas, se morrer muito é game over”, pensei “Puts, da hora! Vai ser como no Hellblade Senua’s Sacrifice”. Porém...

O mundo é realmente implacável, não há outra maneira de descrever por que as nevascas atrapalham muito a vida. Após algumas horas de jogo, percebemos que se trata de um jogo lento, não há uma fluidez contínua, o que faz com que você se canse rápido. A busca por madeira para fazer fogo e por comida é tão intensa que você pensa “caramba, mas se eu tiver que ficar parando toda hora para buscar comida, eu nunca vou sair daqui” e realmente isso acontece. Com o tempo, você estará fazendo uma fazendinha na neve.

Como eu disse antes, é possível que você encontre sobreviventes por aqui e acolá, mas conforme o tempo passa, o pensamento que vem é “Se eu levar esse cara pro acampamento ainda vou ter que sustentar mais esse camarada aí, então...passar bem”.

Sinceramente, estaria tudo bem se o jogo fosse andar e farmar coisas, ia ser bem legal. Mas, adicionaram um sistema de combate no jogo e aí meus amigos, não foi uma das melhores escolhas. O sistema de batalhas é muito, mas muito lento, a stamina do personagem acaba muito rápido (lembra que eu disse que não flui? Então...) Você sempre estará nesse looping de farmar, achar alguém, morrer e cansar.

Nesse quesito, quem se salva é o clima. Ele sim é um oponente digno. As nevascas vêm e se você não tiver um local para se proteger... sinto lhe informar, mas vai voltar lá para o início do jogo.

Visual e Áudio

Vocês podem até dizer que eu estou errado, mas eu não achei os gráficos ruins. Por mais que fora utilizada a Unreal Engine 4 e o jogo não entregar uma experiência nem próxima da capacidade da engine, eu considero que o estúdio fez o que pode com os braços que teve. Acredito que num futuro, a Black Forest Games irá com certeza melhorar a parte visual de seus jogos então temos que valorizar o esforço do estúdio e esperar uma melhora significativa.

Os áudios e sons estão alinhados com o visual. Eu achava muito estranho em um mundo pós apocalíptico chegar em casa e a filha gritar “Papai! Como Você Está? Nossa Hoje Eu Brinquei Muito”. Estaria tudo bem se fosse uma criancinha, mas não é o caso, é uma menina crescida que está vendo que o mundo está acabando... os diálogos precisam parecer mais naturais.

Veredito

Após horas de jogo e exploração, posso afirmar que o jogo não convence. Temos muitas coisas para fazer, mas nenhuma das mecânicas foi explorada como deveria, como eu disse no começo, fazendinha da fome no gelo que você precisa de muito esforço para conseguir ir adiante. Acredito que se o jogo não tivesse um número máximo de vidas para jogar no nível normal e ganhar os troféus, até seria mais interessante. Mas ter que ficar tomando cuidado para não morrer toda hora pois se não você terá que começar do 0, mais um tiro que saiu pela culatra.

Prós

A idéia de um mundo pós apocalítico onde o clima atrapalha foi sensacional

O crafting é bem feito, remete à antigos jogos de RPG

Contras

Muito repetitivo

Não flui de maneira rápida

Muitas mecânicas mal estruturadas

Agradecemos a produtora Black Forest Games por ter nos disponibilizado o game para análise! Fade to Silence já está disponível para PlayStation 4 Xbox One e PC.

 

AvaliaçãoNota
História 6
Gameplay/jogabilidade 6
Visual 6
Áudio 6
Replay 6

NOTA FINAL

6.00

Veja também