Análise



Análise Dragon Star Varnir

É de dragão que vocês gostam? Então toma!

Peterson Almeida
07/06/2019 13h49

Dragon Star Varnir é um jogo de RPG Clássico, e por RPG clássico eu digo a respeito de seu sistema de batalhas por turno e com textos, bastante inclusive. O modo como a história é contada normalmente é por imagens e texto, onde animações 3D são bem raras. Sobre a história em si e alguns de seus personagens, confira nossa matéria sobre Dragon Star Varnir aqui. Vamos à análise do game!

História

Como disse, um mundo de dragões e bruxas num RPG que casaram bem o estilo e os pesonagens. A visão do mundo off-battle é em 3D, sempre em dungeons. Agora, o destino de um grupo de bruxas está em nossas mãos - você escolherá salvá-las ou sacrificá-las?

Gameplay

Durante o jogo, eu achei a gameplay interessante por que não havia jogado nenhum RPG por turnos com verticalidade. Os mobs podem estar em níveis diferentes de cenário e você precisa ter habilidades bem variadas para acertá-los das melhores maneiras possíveis. Como é um RPG, você terá sua party, 3 membros de ataque e durante o desenrolar da campanha, 3 de suporte. Use os suportes. Sério.

Além disso, teremos quests para serem realizadas. Essas quests resultam em itens, muitas vezes não serão melhores que os equipamentos que você encontra nos mapas, mas quando são, superam em muito seu equip atual. Essas quests serão baseadas em encontrar itens pelas dungeons e criar elixires específicos, só que, para criar, você vai precisar encontrar a receita em algum mob, o de sempre. Mesmo que muitos dos itens de drop sejam comuns, para criar elixires melhores você terá de perder um tempo para localizar o mob específico e esperar o Respawn dele nas dungeons. Isso pode levar um tempo pelo que eu percebi até agora. 

Na matéria que eu escrevi anteriormente, mencionei que havia um nível de insanidade. Esse nível realmente é um problema, busque sempre manter ele o mais baixo possível. Durante o jogo, atingi níveis alarmantes de insanidade e aparentemente, não há um iten ou maneira de você abaixá-lo, então todo cuidado é pouco, ou você terá uma surpresa não muito agradável... não irei dizer o que é para não dar spoiler obviamente. Mas acho que esse é o ponto mais sensível para o jogo, de acordo com o que você decidir qual será o rumo da história. 

Visual e Áudio

Fora a música do menu que enche o saco por que você tem que ficar muito tempo com o menu aberto para fazer os sets de skills, equipamentos e itens, o restante é muito bom. As músicas específicas para cada cenário, as vozes dos personagens (só há opções em inglês e japonês) também foram bem na avaliação. O único ponto é essa música do menu que realmente fica na cabeça e é muito chata. Num geral, podemos considerar que a trilha sonora é boa, com apenas um ponto negativo. 

O visual do jogo é bonito, como todo jogo japonês, tem aspecto de anime. A engine gráfica não é excepcional, mas é bem agradável de se jogar. De acordo com a minha irmã, os dragões chegam a ser fofos pelo modo de andar e pelas sua aparência, então para este ponto minha opinião foi validada. Caso exista uma continuação, o uso de uma engine gráfica mais sofisticada com certeza vai melhorar muito as batalhas.

Veredito

O jogo é ótimo, eu sempre busco entender as limitações de cada jogo que faço análise então não posso dizer que é excelente nem Must Have. Mas é um jogo que vale muito a pena ser jogado, pela maneira que a história desenvolve, e por conseguir prender o jogador na dungeon tempo suficiente para upar e não esquecer do nível de insanidade. Cumpre sua proposta e com certeza pode ser desenvolvido um jogo paralelo, ou trazer uma nova trama aos personagens em uma continuação e para esta continuação, há muitos campos para melhorias. 

Quem gosta de RPG de turnos e nunca jogou algum game com essa verticalidade, vale a pena considerar Dragon Star Varnir.

Prós

• Belo sistema de batalhas e imersivo

• Variedade muito grande de dragões

• Grande variedade de skills

Contras

• Pouca Variedade de personagens jogáveis

• Personagens sem expressão nas animações 3D 

• Não há customização de visual dos personagens (armaduras)

Agradecemos a Idea Factory pelo envio do jogo para realização desta análise, feita em Playstation 4. O jogo estará disponível na PS Store a partir do dia 11 de junho e será exclusivo para o console da Sony!

 

AvaliaçãoNota
História 8
Gameplay/jogabilidade 9.5
Visual 8
Áudio 7
Replay 8.5

NOTA FINAL

8.20

Veja também