Análise



Análise Dandara Trials of Fear

Agora com mais dificuldade, como se precisássemos

Eduardo Andrade
04/06/2020 20h19

Pra quem curte uma boa aventura cheia de referências, Dandara é um jogo 2D com a estrutura em metroidvania e um pouco mais : Dandara é uma personagem que  também faz parte da história do nosso país. Ela foi uma guerreira e companheira que lutou ao lado de  Zumbi dos Palmares no período colonial do Brasil.

História

O enredo do jogo é simples e é contado em forma de descobertas enquanto o jogador desbrava os desafios e encontra com outros personagens, que conversam com você sobre o que está acontecendo. O início do jogo mostra Dandara dormindo no espaço. Quando a moça desperta, seu povo precisa de ajuda. O jogo se inicia aí, sem muita explicação. O jogo possui algumas legendas explicando um pouco do cenário e as coisas que acontecem a sua volta. 

Gameplay


A jogabilidade de Dandara é, no início,  estranha, mas no sentido bom! É diferente da maioria dos jogos e às vezes é um pouco irritante. Você pode pular, mirar e atirar, se prender no teto e paredes, mas não podemos ANDAR! 

O jogo foi projetado para funcionar bem em telas touch screen, o que faz ele ser uma excelente pedida para mobiles. Já em outras, como o PC, você vai precisar da ajuda dos controles.  O fato de não poder andar no jogo incomoda um pouco, mas depois que você se acostuma fica bem divertido. O combate se torna desafiador com essa mecânica, onde lutar contra 1 ou 2 é simples, mas quando se trata de vários inimigos, o bicho pega!

Novidades 

Trials of Fear é uma nova versão do jogo e é claro, veio com uma nova área: um mapa totalmente novo, como uma dimensão paralela do original. Como estamos falando de Dandara, uma nova dificuldade veio junto. O novo mapa é mais difícil e vai te prender por algum tempo para acostumar com todas as novidades. 

Visual


Dandara tem o seu visual em pixel art e uma bela trilha sonora com várias referências, com homenagens a história brasileira. Aposta em um visual retrô da época 16 bits, mas isso não quer dizer que o game não seja cheio de detalhes nos cenários, nos personagens e em tudo mais. É tudo muito lindo e cheio de vida.

 

Veredito

Dandara é um excelente título metroidvania, fazendo seu nome na categoria!

É um ótimo jogo brasileiro, que traz uma inovação muito interessante ao utilizar referências da nossa história para criar uma aventura única. Com uma jogabilidade diferentona, mas que funciona melhor em algumas plataformas – como o touch screen – , o que pode ser um problema. 

 Dandara é um jogo que merece a atenção do público por ser bem acessível, podendo ser encontrado em smartphones, consoles e PC. 


Pros

  • Jogabilidade Diferente;  
  • Gráficos muito bonitos em pixel art;
  • Elementos históricos e referências brasileiras.

Contras

  • Jogabilidade não é tão boa em algumas plataformas. 

Gostariamos de agradecer a Nintendo pelo envio do jogo para análise no Nintendo Switch, vale lembrar que o jogo está disponivel na Loja Nintendo.

O game também se encontra dsponível para PlayStation 4, Xbox One e PC.

 

AvaliaçãoNota
História 8
Gameplay 10
Áudio 8
Gráficos 10
Replay 9

NOTA FINAL

9.00

Veja também